A odontogeriatria é uma especialidade da odontologia que preza pelos cuidados com a saúde bucal do idoso, atuando no tratamento e prevenção de problemas que podem surgir em decorrência da velhice ou devido aos impactos de doenças que surgiram ao longo dos anos.
Ter o acompanhamento periódico também auxilia os pacientes a terem uma melhor higiene bucal, uma vez que o idoso muitas vezes perde a destreza para fazer a higiene bucal.
O profissional especializado em odontogeriatria conta com o auxílio de outras áreas da saúde, como a geriatria, nutrição e até mesmo a psicologia para que o paciente possa receber o tratamento adequado, de acordo com a sua condição.
A maior incidência de problemas periodontais (gengiva), cáries em raízes, perdas de osso, de dentes e altura de mordida são algumas das diferenças que devem ser consideradas, além das mudanças na salivação, medicamentos e doenças relacionadas à idade avançada.
Por este motivo, é preciso do acompanhamento periódico junto a um odontogeriatra para avaliações que identifiquem tais alterações de forma precoce.
O odontogeriatra utiliza uma abordagem diferenciada, a fim de ganhar a confiança do paciente e deixá-lo à vontade no consultório. A consulta inicial visa compreender melhor o paciente, se o mesmo possui doenças preexistentes ou se faz o uso de medicamentos específicos.
Com base nas informações, é possível iniciar o tratamento adequado e também, orientar o paciente, assim como seus acompanhantes para que tenham atenção quanto aos cuidados com a alimentação e com a higiene bucal nesta etapa da vida.
A odontogeriatria é uma especialidade fundamental para a manutenção da saúde durante a terceira idade, uma vez que esta etapa da vida predispõe o paciente para uma série de doenças, sejam aquelas que acometem a estrutura bucal ou o restante do corpo.
O acompanhamento com da odontogeriatria também promove uma melhora no relacionamento social do idoso, uma vez que dentes saudáveis permitem a interação e melhoram a autoconfiança do paciente. Além disso, o tratamento auxilia no aspecto alimentar, retomando o prazer do indivíduo se alimentar adequadamente.
Vale destacar que a família também tem papel importante no tratamento, uma vez que os parentes também podem atuar no acompanhamento mais próximo e auxílio com relação aos hábitos higiênicos e alimentação, para que o paciente idoso possa ter mais qualidade da vida, seja ele portador de alguma patologia ou não.
Planejamos todo o tratamento nos mínimos detalhes, desde o transporte, a chegada do paciente a clínica, como o tempo das consultas e quantidade de procedimentos no dia, suprindo todas as necessidades e expectativa do idoso e da família envolvida.
Sim, é possível. Os retornos constantes ao dentista são fundamentais. Se o idoso for atento à saúde bucal e sempre praticar a higiene adequada, combinada com uma alimentação saudável, problemas bucais podem ser evitados.
Rua Castro Alves 457 Cj. 62 - Aclimação São Paulo, SP
Segunda a sexta das 08 às 18h
Erro: Formulário de contato não encontrado.