O apertamento ou bruxismo é uma síndrome caracterizada pelo ato de apertar, ou ranger os dentes de forma inconsciente, geralmente durante a noite, provocando impactos severos a médio e longo prazo.
Esta condição pode ser causada por diversos fatores, desde funcionais, que ocorrem quando o paciente desenvolve problemas de má oclusão, até aos que desenvolvem a partir de um fator psicossomático, como a ansiedade e o estresse.
Com um bom diagnóstico, é possível fazer um bom tratamento e evitar consequências graves, além de melhorar a qualidade de vida da pessoa.
Doenças psicossomáticas são aquelas que se desenvolvem a partir de alterações emocionais, especialmente da ansiedade e do estresse.
Um estudo feito em 2017 pelo Isma-BR (Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse Brasil), mostrou que 70% da população brasileira apresenta ou já apresentou sintomas de estresse.
Seja em função da vida pessoal ou profissional, o estresse pode se fazer presente, deixando a pessoa em estado de alerta de forma constante e causando vários sintomas físicos entre eles o apertamento dental.
A mordida errada é a principal causa. Mas as alterações emocionais também estão atreladas a este problema, que pode prejudicar a vida pessoal e profissional do paciente, sendo necessário o acompanhamento multidisciplinar, com um dentista e psicólogo.
O bruxismo também pode afetar a saúde das crianças, mas por causas diferentes do que em adultos. Se os pequenos tiveram um dia agitado ou sofrem mudanças repentinas na rotina.
Problemas de má oclusão já nos primeiros anos de vida também podem provocar esta condição. Por isso, é fundamental o acompanhamento odontológico desde cedo para monitorar a evolução da arcada dentária e iniciar o tratamento precoce caso algum problema seja encontrado.
Existem causas de origem genética também, fazendo com que pessoas da mesma família desenvolvam essa condição.
O bruxismo pode causar uma série de sintomas à medida que se desenvolve. Dentre os principais incômodos que o paciente pode sentir, estão:
Os sintomas citados acima surgem conforme o quadro se agrava e podem aparecer de forma isolada ou não.
Por ocorrerem de forma inconsciente e especialmente durante o sono, a pessoa demora para notar que sofre com o bruxismo. No entanto, quando ligada à ansiedade e ao estresse, o ato de tensionar e ranger os dentes pode ocorrer ao longo do dia, especialmente durante momentos em que o indivíduo se sente pressionado.
Se estes sinais surgirem, o ideal é que o paciente procure o acompanhamento odontológico para uma avaliação. O dentista irá realizar exames de imagem e avaliar os movimentos da mordida, para avaliar e determinar o tratamento adequado.
O tratamento para o bruxismo será de acordo com a avaliação inicial do dentista, que pode conversar com o paciente para compreender se a causa está ligada a fatores emocionais ou através de testes clínicos para diagnosticar a etiologia funcional.
Se a condição estiver ligada com problemas emocionais, é feito o acompanhamento multidisciplinar junto com o dentista.
Se o problema for funcional, deve ser feita a correção da mordida, através de aparelhos ortodônticos, restaurações ou reabilitações protéticas. Além disso, placas miorrelaxantes, que evitam o tensionamento dos dentes, podem ser prescritos.
Todo o tratamento é feito com visitas periódicas ao dentista para que o profissional possa acompanhar a evolução do quadro e orientar o paciente para que tenha cuidados diário com a saúde bucal para evitar o desenvolvimento dessa e de outras doenças que possam prejudicar o sorriso e a saúde do paciente.
Caso o paciente não procure o tratamento para o bruxismo, à medida em que o problema se desenvolve, os sintomas vão ficando mais severos e interferindo na qualidade de vida do mesmo. Pode haver a degeneração dos tecidos envolvido, como músculos, articulação, dentes, gengiva e ossos. Além de favorecer o enfraquecimento e, possível queda dos dentes, a pessoa pode experienciar dificuldades para comer ou até mesmo, falar.
A prevenção contra o bruxismo funciona através de visitas ao consultório odontológico para a realização de exames e check-up preventivo. Além disso, cuidados com a escovação diária, assim como com a saúde mental também são fundamentais para evitar que o problema comprometa a qualidade de vida do paciente.
Se você notou esse problema e tem algum parente que relata os sintomas característicos do bruxismo, é fundamental incentivá-lo a ir ao dentista para uma avaliação e tratamento.
Na Prevent Ser, contamos com especialistas experientes e uma estrutura moderna para ajudar você e sua família a ficarem longe de problemas bucais que podem interferir na qualidade de vida, além de um acompanhamento próximo com nossos pacientes.
Rua Castro Alves 457 Cj. 62 - Aclimação São Paulo, SP
Segunda a sexta das 08 às 18h
Erro: Formulário de contato não encontrado.